Originario da Costa Oeste da Africa (Togo, Benin, Gana, Camarões, Guinea, Mali), é un instrumento de percussão idiófono, considerado um brinquedo por alguns e um fascinante instrumento musical pela grande maioria.
Além disso é uma poderosa ferramenta para desenvolver habilidades que podem melhorar a destreza, o ambidestrismo, a sincronização cerebral hemisférica, e a capacidade de realizar multiples tarefas.
Sua utilização frequente, traz beneficios físicos, pois aumenta a massa muscular e melhora a flexibilidade de mãos, braços, pescoço, ombros e caixa torácica
É considerada tambem uma ferramenta de meditação, que pode criar un estado de trance indivudual e coletivo, promovendo a relaxação e reduzindo os niveis de estresse.
Consiste em dois pequenos frutos secos e ocos, parecidos com cabaças, recheios de pedrinhas, sementes ou grãos, e conectados por uma corda.
Uma cabaça se segura na mão, entre os dedos índice e médio geralmente, e a outra se faz oscilar de lado a lado ao redor da mão criando um som de impacto entre os frutos.
À primeira impressão pode parecer o som misturado de castanholas espanholas, marcando o ritmo, unido ao swingue de maracas , ganzás ou xequerés
Saiba mais nos seguintes links:
TOCADOR DE ASALATO NUM MERCADO DE ACCRA, GANA
CULTURA DO ASALATO NA AFRICA E ALGUNS TOCADORES
ALGUMAS CURIOSIDADES...
Em MALI, só as mulheres e as moças executam o ASALATO. Existe a crença por parte dos homens malineses, de que este instrumento pertence ao universo feminino. Tão pronto as moças de MALI tem idade suficiente para cuidar e tomar conta dos seus irmãos mais novos, utilizam as KASHAKAS para se acompanhar cantando cantigas populares que transmitem às crianças, para entretê-las e acalmá-las. Cuando maiores, e mais hábeis na execução do instrumento musical, fazem rodas com outras tocadoras criando ritmos multiples e cantos a varias vozes.
Em alguns lugares de CAMARÕES, este instrumento tem um uso ceremonial único. Quando os moradores se reunem com seus chefes e feiticeiros, começam a fazer ritmos combinados com suas PATICAS, em sinal de respeito e homenagem. Em GUINEA, as moças adolescentes executam as BAKITAS logo após seus ritos de passagem para a idade adulta, como um simbolo de purificação
Foram introduzidos em GHANA pelos seus lendarios pescadores que os utilizam nas suas viagens pela Costa de Ouro, tendo fortalecido o intercâmbio de tradições e ritmos dos diversos povos da região.
Esta diversidade fez com que este pequeno e fantastico instrumento seja chamado com os mais diversos nomes, alguns deles citados neste resumo.
C O N T A T O:
email: toka.batuke@gmail.com
email: toka.batuke@gmail.com
whatsapp: 55 73 99865-5656
https://www.instagram.com/tokabatuke
https://www.facebook.com/tokabatuke


Adorei as informações! Realmente um incrível instrumento!!!
ResponderExcluir