7 de out. de 2014

INSTRUMENTO MUSICAL? FERRAMENTA TERAPÊUTICA? BRINQUEDO?

                                           Originario da Costa Oeste da Africa (Togo, Benin, Gana, Camarões, Guinea, Mali), é un instrumento de percussão idiófono, considerado um brinquedo por alguns e um fascinante instrumento musical pela grande maioria.

Além disso é uma poderosa ferramenta para desenvolver habilidades que podem melhorar a destreza, o ambidestrismo, a sincronização cerebral hemisférica, e a capacidade de realizar multiples tarefas.

Sua utilização frequente, traz beneficios físicos, pois aumenta a massa muscular e melhora a flexibilidade de mãos, braços, pescoço, ombros e caixa torácica 
É considerada tambem uma ferramenta de meditação, que pode criar un estado de trance indivudual e coletivo, promovendo a relaxação e reduzindo os niveis de estresse.

É conhecido como ASALATO,  CAS-CAS, KASHAKA, KASSO, KASSONI, KESE-KESE, KOSIKA, PATICA, BAKITA, TCHE TCHANGOT, THELEVI , SHAKER AFRICANO, entre varios outros nomes 
Consiste  em dois pequenos frutos secos e ocos,  parecidos com cabaças, recheios de pedrinhas, sementes ou grãos, e conectados por uma corda. 
Os frutos costumam ser do arbusto africano  SWAWA (ONCOBA SPINOSA)
Uma cabaça se segura na mão, entre os dedos índice e médio geralmente, e a outra se faz oscilar de lado a lado ao redor da mão criando um som de impacto entre os frutos.
Criam basicamente dois sons, o das sementes ou pedrinhas chacoalhando no interior e o som de impacto entre os frutos
À primeira impressão pode parecer o som misturado de castanholas  espanholas, marcando o ritmo, unido ao swingue de maracas , ganzás ou xequerés 

Esta mistura permite executar uma grande variedade de ritmos simples e complexos dando a impressão de que o músico esteja tocando vários instrumentos ao mesmo tempo.


Saiba mais nos seguintes links:





TOCADOR DE ASALATO NUM MERCADO DE ACCRA, GANA

CULTURA DO ASALATO NA AFRICA E ALGUNS TOCADORES












ALGUMAS CURIOSIDADES...

Em MALI, só as mulheres e as moças executam o ASALATO. Existe a crença por parte dos homens malineses, de que este instrumento pertence ao universo feminino. Tão pronto as moças de MALI tem idade suficiente para cuidar e tomar conta dos seus irmãos mais novos, utilizam as KASHAKAS para  se acompanhar cantando cantigas populares que transmitem às crianças, para entretê-las e acalmá-las. Cuando maiores, e mais hábeis na execução do instrumento musical, fazem rodas com outras tocadoras criando ritmos multiples e cantos a varias vozes.
Em outra partes da AFRICA ocidental, como em TOGO, BENIN E GHANA, os percussionistas masculinos tem utilizado durante gerações os CAS-CAS para fortalecer mãos, braços e a concentração mental, que depois aplicam para executar com virtuosismo seus tambores e outros instrumentos.
Em alguns lugares de CAMARÕES, este instrumento tem um uso ceremonial único. Quando os moradores se reunem com seus chefes e feiticeiros,  começam a fazer ritmos combinados com suas PATICAS, em sinal de respeito e homenagem. Em GUINEA, as moças adolescentes executam as BAKITAS logo após seus ritos de passagem para a idade adulta, como um simbolo de purificação
Foram introduzidos em GHANA pelos seus lendarios pescadores que os utilizam nas suas viagens pela Costa de Ouro, tendo fortalecido o intercâmbio de tradições e ritmos dos diversos povos da região.
Esta diversidade fez com que este pequeno e fantastico instrumento seja chamado com os mais diversos nomes, alguns deles citados neste resumo.


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